terça-feira, 5 de agosto de 2014

A saúde e os negócios proporcionados pela indústria do bem estar.

Com o aumento da expectativa de vida das pessoas no Brasil e no mundo, consequentemente também cresce a necessidade de se viver bem e melhor. Cuidar da saúde tornou-se fundamental para as pessoas cada vez mais e não só com a mudança de certos hábitos alimentares ou prática de exercícios físicos, mas também com o complemento de produtos que intensifiquem os resultados desejados.





A indústria do bem estar atende a este grande e crescente público interessado em aumentar a qualidade de vida através de hábitos saudáveis. Hoje são oferecidos produtos que complementam estas mudanças de hábitos e fornecem resultados satisfatórios a curto e médio prazo.

Uma grande variedade de produtos foi criada para complementar a saúde, a perda de peso e longevidade das pessoas. Para a nutrição, existem rações, complementos vitamínicos, sucos e milk-shakes especiais. Para o uso externo e combate ao envelhecimento, há uma gama de opções em cosméticos com anti-idades e proteções solares com alto poder de hidratação da pele. Para combater o sedentarismo e auxiliar na perda de peso, novos designs de Equipamentos de ginástica prometem manter a boa forma do corpo.

A publicação de dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE no início dos anos 2000 indicava que os brasileiros vivem hoje 25 anos a mais, em média, do que na década de 60. Com base nessa informação um nicho de mercado foi descoberto. Pouco se falava no assunto e quase não havia produtos para o incentivo a mudanças de hábitos alimentares e sedentarismo para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Estava aberta a “corrida do ouro” para os empreendedores.

Em pouco tempo, a indústria do bem estar evoluiu muito rápido, superando expectativas nos resultados apresentados com o uso dos produtos desenvolvidos e com os mais diversos efeitos. A credibilidade fez este mercado crescer com o interesse das pessoas em melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças, retardar o envelhecimento ou perder peso para manter a forma. A terceira idade era o principal público-alvo, porém os mais jovens demonstraram uma grande aceitação da ideia e também aderiram o novo modo de viver, melhor e por mais tempo, de forma bela e saudável.

Em 2012, outra pesquisa realizada pelo IBGE mostrou também que o Brasil já liderava o ranking mundial em quantidade de academias instaladas e perdia apenas para os Estados Unidos. Estes fatores contribuíram, e muito, para o crescimento da indústria do bem estar e hoje, produtos alimentícios, cosméticos e equipamentos de ginástica são fabricados para todas as faixas etárias.

A consequência de toda essa revolução do bem estar são pessoas encontrando mais tempo para um estilo de vida mais saudável.

Um número considerável de pessoas de todas as idades se exercita em locais abertos pela manhã ou no fim da tarde e também nas academias. Estão se alimentando melhor por ter a oportunidade de adquirir alimentos orgânicos em supermercados, com pouca química adicionada, e suplementos alimentares que e auxiliam na saúde física. O consumo de cosméticos possui números relevantes no combate ao envelhecimento. As meditações são mais praticadas para o alívio do estresse e a yoga ganhou força por ir além e proporcionar a manutenção do equilíbrio entre corpo e a mente.


A tendência desse mercado é o crescimento baseado em alguns pontos. A população mundial vem aumentando e consequentemente a procura por produtos e informações ligados a indústria do bem estar também. As pessoas trabalharão cada vez menos, e a partir de casa. Isto possibilitará muitos negócios nesta área tanto para consumo próprio como para revendas. As empresas deverão proporcionar lazer corporativo, ginásticas laborais e programas de qualidade de vida. Novas descobertas, através de pesquisas científicas, irão melhorar cada vez mais os resultados dos produtos alimentícios, cosméticos e equipamentos de ginásticas, tornando-os ainda mais eficientes.

A participação deste mercado, seja como consumidor ou fornecedor, é inevitável devido à diversidade de segmentos que a indústria do bem estar possui. 




0 comentários:

Postar um comentário

VEJA TAMBEM!