Com o aumento da expectativa de vida das pessoas no Brasil e no mundo,
consequentemente também cresce a necessidade de se viver bem e melhor. Cuidar
da saúde tornou-se fundamental para as pessoas cada vez mais e não só com a
mudança de certos hábitos alimentares ou prática de exercícios físicos, mas
também com o complemento de produtos que intensifiquem os resultados desejados.
A indústria do bem estar atende a este grande e crescente público
interessado em aumentar a qualidade de vida através de hábitos saudáveis. Hoje são
oferecidos produtos que complementam estas mudanças de hábitos e fornecem
resultados satisfatórios a curto e médio prazo.
Uma grande variedade de produtos foi criada para complementar a saúde,
a perda de peso e longevidade das pessoas. Para a nutrição, existem rações,
complementos vitamínicos, sucos e milk-shakes especiais. Para o uso externo e
combate ao envelhecimento, há uma gama de opções em cosméticos com anti-idades
e proteções solares com alto poder de hidratação da pele. Para combater o
sedentarismo e auxiliar na perda de peso, novos designs de Equipamentos de
ginástica prometem manter a boa forma do corpo.
A publicação de dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE no início
dos anos 2000 indicava que os brasileiros vivem hoje 25 anos a mais, em média,
do que na década de 60. Com base nessa informação um nicho de mercado foi
descoberto. Pouco se falava no assunto e quase não havia produtos para o
incentivo a mudanças de hábitos alimentares e sedentarismo para a melhora da
qualidade de vida das pessoas. Estava aberta a “corrida do ouro” para os
empreendedores.
Em pouco tempo, a indústria do bem estar evoluiu muito rápido,
superando expectativas nos resultados apresentados com o uso dos produtos desenvolvidos
e com os mais diversos efeitos. A credibilidade fez este mercado crescer com o interesse
das pessoas em melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças, retardar o envelhecimento
ou perder peso para manter a forma. A terceira idade era o principal
público-alvo, porém os mais jovens demonstraram uma grande aceitação da ideia e
também aderiram o novo modo de viver, melhor e por mais tempo, de forma bela e saudável.
Em 2012, outra pesquisa realizada pelo IBGE mostrou também que o
Brasil já liderava o ranking mundial em quantidade de academias instaladas e
perdia apenas para os Estados Unidos. Estes fatores contribuíram, e muito, para
o crescimento da indústria do bem estar e hoje, produtos alimentícios,
cosméticos e equipamentos de ginástica são fabricados para todas as faixas
etárias.
A consequência de toda essa revolução do bem estar são pessoas encontrando
mais tempo para um estilo de vida mais saudável.
Um número considerável de pessoas de todas as idades se exercita em
locais abertos pela manhã ou no fim da tarde e também nas academias. Estão se
alimentando melhor por ter a oportunidade de adquirir alimentos orgânicos em
supermercados, com pouca química adicionada, e suplementos alimentares que e
auxiliam na saúde física. O consumo de cosméticos possui números relevantes no
combate ao envelhecimento. As meditações são mais praticadas para o alívio do
estresse e a yoga ganhou força por ir além e proporcionar a manutenção do
equilíbrio entre corpo e a mente.
A tendência desse mercado é o crescimento baseado em alguns pontos. A
população mundial vem aumentando e consequentemente a procura por produtos e
informações ligados a indústria do bem estar também. As pessoas trabalharão
cada vez menos, e a partir de casa. Isto possibilitará muitos negócios nesta
área tanto para consumo próprio como para revendas. As empresas deverão
proporcionar lazer corporativo, ginásticas laborais e programas de qualidade de
vida. Novas descobertas, através de pesquisas científicas, irão melhorar cada
vez mais os resultados dos produtos alimentícios, cosméticos e equipamentos de
ginásticas, tornando-os ainda mais eficientes.
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